Na década de 50 encetei a viagem do “Além” para o “Aquém” e cheguei à cidade do Porto. Nela cresci, amei, desamei, estudei, aprendi, ensinei, recebi mais do que dei, privilegiei a alegria e potenciei sempre a felicidade do outro para puder ser feliz. A arte, preferencialmente a pintura, foi o meu primeiro percurso académico, seguindo o exemplo paterno e o seu concelho motivador “a arte confere sentido à vida e esta só existe se tiver verdadeiro sentido: a origem da arte é a poesia e a essência da poesia é a verdade”. Questões circunstanciais levaram-me a não terminar o curso de pintura, acabando por me licenciar em Arquitetura. Embora preenchido por uma atividade profissional intensa, senti sempre o desejo de interagir com a arte, vindo esta a constituir uma companhia diária.
Estabeleci com a pintura uma relação convivial e de diálogo permanente, passando a ser o meio privilegiado de comunicação com todo o meu mundo, interior e exterior. Após reflexão consciente iniciei agora uma viagem de “regresso ao futuro”.
Emoldurei a atividade profissional de arquiteto e dediquei-me, a tempo inteiro, à crença sentida desde a infância – a Pintura.
Voltei à academia, (antiga ESBAP), que há mais de 3 décadas me acolheu, para novamente estudar, apreender, desaprender, e ser acreditado como pintor. Em 2010 conclui o mestrado de pintura na FBAUP e numa atitude divulgadora, passei a expor, com regularidade, as obras que penso e faço.
Este sou eu em poucas palavras.
Formação académica
1952/1956 Curso de aptidão à E.S.B.A.P.
1957 Conclusão do 1ºano de Pintura na E.S.B.A.P.
1970 Licenciatura em Arquitetura na E.S.B.A.P.
2010 Mestrado de Pintura na F.B.A.P.
Artistas das Quadras